terça-feira, 17 de março de 2009

Cidade de Deus

Velho post novo


É até falta e vergonha comentar Cidade de Deus. Afinal o filme já tem história. Mas aqui na Europa ele é tão famoso e todo mundo fala tanto que resolvi ver de novo. O filme já é mais famoso que o Pelé. Mas ainda perde pro Rio. Opa o filme se passa no Rio. Vai ver é por isso que todo mundo sabe do Rio. E claro o fato de o Ronaldo ter pegado travesti lá também ajuda um pouco.
Bom o filme continua ótimo. Isso todo mundo já sabe. E acho que não vou colocar nada novo aqui. Mas assisti Slumdog Millionaire a pouquinho tempo, e quando assisti, achei que tinha coisas lá que me lembravam CDD. E hoje revendo tive certeza disso.
O propósito desse blog não é fazer análise. Mas é impossível não comentar que a estrutura da história a edição rápida e a câmera livre, bem aquela coisa de uma câmera na mão e uma idéia na cabeça, que veio do cinema novo. Está muito presente em SM. E isso me faz pensar. Será que isso não vem um pouco do nosso Brasil Varonil.
Particularmente adoro Danny Boyle, o diretor de SM. Os primeiros filmes da sua carreira são clássicos, e nunca faltou criatividade em sua câmera e em seus takes. Como Trainspotting, ou Cova Rasa, que são filmes independentes, mas ricos em detalhes e com roteiros fortes e direção criativa. Não estou dizendo que SM seja ruim. Pelo contrario é um filme muito bom, e possível candidato ao Oscar. Mas ele não é inovador, a história da criança que cresce em meio ao lixo, mas simplesmente é diferente e não quer fazer parte da bandidagem, é muito Buscapé de CDD. A forma que as respostas das perguntas são dadas. Contando a história desde a infância, mostrando como o destino e o acaso influenciaram a vida do garoto. Simplesmente não consigo parar de associar o filme a CDD.
A história de SM é baseada em um livro, por isso não vou ser estúpido e falar que foi baseado no Rio. Mas a direção do filme foi inspirada, isso eu sou obrigado a dizer. Talvez esteja sendo um pouco arrogante e um tanto quanto prepotente, fazendo uma análise dessas mas a proposta desse Blog é falar o que estamos sentindo, e foi isso o que senti em relação ao filme.
Acho que seria bom se todo mundo assistisse aos dois filmes, assim poderiam dizer: “ta doido demais” ou simplesmente,“é talvez ele tenha um ponto aqui”.
Mas uma coisa é fato. Desde que Dany Boyle começou com projetos de Hollywood, como A Praia Sunshine, e outros que não me lembro o nome ele perdeu muito de sua essência.
Slumdog Millionaire é um filme muito bom que trás de volta todo o brilho que DB havia conquistado com Trainspotting, Cova Rasa e até com A lIfe less Ordinary. Esse ultimo é um filme de gosto pessoal, que acho que tem um humor negro fantástico e que me diverte muito, mas entendo que muita gente o ache fútil e bobo.
Bom mas uma coisa é certa Cidade de Deus é melhor, ou mais original, ou eu to falando muita merda hoje. Mas como não tem mais ninguém pra eu falar português aqui em casa tenho que descontar de alguma forma.

Um comentário:

  1. Sinceramente eu detestei Cidade de Deus.Até hoje não entendo como esse filme conseguiu tantos fãs e elogios pelo mundo.Claro que é um pouco de questão pessoal,mas achei que é um filme com um assunto que poderia render uma obra prima,mas que para mim resultou num pastelão com cara de rede Globo.Tudo muito plastificado,feito claramente com segundas intenções,não com genialidade e talento.Para mim,não tem força,não tem impacto,lembra um filme publicitário de longa duração.É um filme onde o roteiro foi elaborado com limites,alguém parece que determinou que,vamos chocar,mas com um certo glamour,vamos mostrar a realidade social de uma comunidade,mas com padrão de qualidade.Ficou tudo muito insosso,fictício demais para o meu gosto.

    ResponderExcluir

Obrigado pela preferência. Volte Sempre