quinta-feira, 19 de março de 2009

Slumdog Millionaire

Novamente uma coincidência Eros. Eu vi Slumdog semana passada e ia postar aqui. Concordo plenamente com você sobre as semelhanças com Cidade de Deus. A pobreza videoclipada. Isso , entretanto, vai além da estética de ambos os filmes: é um modo de retratar a pobreza de modo do modo mais bonito possível. Não sei, não gostei muito do filme. Acho que o filme nem merece essa repercussão toda. O Oscar, pra mim, foi meramente político, destacando duas utilidades principais do filme.

1º: O filme é, como disse John Stewart, "o filme otimista mais triste de todos os tempos". A "moral da história" do filme é que não importa as merdas pelas quais você passa na vida, se estiver escrito que você vai ter sucesso, então não há quem ou o quê para evitar que isto aconteça. Traduzindo pra hoje em dia: os EUA passaram por várias crises e guerras e conseguiram ser a maior nação do mundo. A crise de agora é só mais uma merda que nos fará sofrer hoje, mas que amanhã servirá para nos tornar mais fortes. Viagem minha? Acho que não. Esse otimisto somado a resquicios do "destino manifesto" do século XIX são o que os EUA precisam agora (além de um belo pacote anti-crise, é claro).

2º: Este eu considero o principal: penetração no mercado indiano. Na índa são vendidos mais de 1 bilhão de ingressos de cinema por ano (o 1º no mundo, sendo bem mais do que nos próprios EUA e mais do que o dobro do 3º colocado. No Brasil são vendidos míseros 90 milhões). Este filme será para o cinema indiano o que o "O Tigre e o Dragão" foi para o cinema chinês. Podemos esperar muitas outras produções indo-americanas por aí.

Bye-bye indian style. \o/ \o/ \o/

2 comentários:

  1. Ok, não dá pra discordar de nada disso, eu sei.
    Mas ainda acho que se o filme não tivesse ganhado o oscar, se não tivesse sido nem indicado, um amigo ia te contar que viu o último filme do Danny Boyle e te diria: cralho o filme faz referência ao CDD e te conta a história de uma maneira muito bacana. Tem um final de novela, é verdade, mas ele já ganha méritos antes disso.
    Mas depois de tanta crítica (mais uma vez, corretas) e ver o filme ganhar louros exagerados o mesmo amigo (sim, aconteceu de verdade) já não gostou tanto assim!

    Eu só discordo de uma coisa. É clichê, óbvio e etc, mas ainda vejo o filme como um conto de fadas contemporâneo cuja moral não é exatamente o destino e sim otimismo e amor! O comentário é bem mulherzinha, mas eu concordo com um outro amigo que diz que os clichês, não são clichês a toa!

    E abram alas para os filmes indianos (aff)!

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti o filme assim que foi lançado nos cinemas aqui na cidade.Reconheço que fui ver por dois motivos,primeiro porque adoro a cultura indiana e segundo pelo grande oba oba dos oscars.Mas o filme não é ruim.Tem cliches,tem passagens meio novelescas,mas em se tratando de anos 2000,meio fraco em matéria de obras verdadeiramente de arte,merece o sucesso.

    ResponderExcluir

Obrigado pela preferência. Volte Sempre