sexta-feira, 27 de março de 2009

Doubt


Seguindo o conselho de uma amiga que normalmente tem um gosto para filmes um tanto quanto confiável. Assisti Doubt. É um bom filme, alias muito bom. Com atuações primorosas de Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams.
O filme gira em torno das suposições de uma Irmã em torno das intenções de um padre com mentalidade um tanto quanto a frente do seu tempo para com um garoto negro. A história se passa em uma escola católica no Bronx no ano de 1964.
O tema infelizmente é muito comum nos dias de hoje. Cobrindo manchetes de jornal e gerando escândalos por toda hierarquia da Igreja Católica. O que é engraçado, pois minha avó, católica fervorosa como é acha isso um absurdo. E se quer permite minhas piadinhas a respeito de um padre que é amigo da família, cujo qual meu irmão foi coroinha durante algum tempo. O fato é que existem vários “causos” lá na cidade de onde venho de que o Padre já tenha se engraçado com os coroinhas. Historias muitas vezes corroborada por pais e pessoas muito próximas da minha avó. Que simplesmente opta por não enxergar a verdade latente.
Mas pensando sobre o filme fico me perguntando. Que direito uma pessoa tem de criar suposições, e acusar alguém sem ter provas. Bom a igreja fez isso por séculos, criou, manipulou provas apresentando tudo da forma que mais lhe convinha. Bom melhor não entrar no mérito da igreja ou senão daqui a pouco estou falando sobre o massacre de Judeus na segunda guerra mundial.
Enquanto isso o que o filme mostra é que uma criança negra sensível que sofre nas mãos do pai encontra abrigo e respeito em um Padre, pessoa que ele se torna um admirador. Isto é visto de forma negativa e maliciosa pela freira. Acredito que pra criar este tipo de suposição quanto a alguém ou você tem que odiar muito essa pessoa ou simplesmente ser capaz do tipo de atrocidade que está projetando no seu próximo. Na minha opinião, Meryl Streep vive uma mulher amarga que não soube conviver com a dor de perder o marido na guerra e resolve se entregar a Deus, porém ignora o fato de ser humana e ela sim sofrer de desejos reprimidos.
O roteiro do filme é muito forte, e muito bom, onde não te mostra nada, mas te da margem para enxergar ambos os lados. E por que não optar.

Um comentário:

Obrigado pela preferência. Volte Sempre